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SÃO TANTOS OS TEMAS IMPORTANTES E INTERESSANTES NA ÁREA... SE NO PRIMEIRO SEMESTRE DE 2012 PROPUS UM RECORTE EM TORNO DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, DE SETEMBRO 2012 A FEVEREIRO 2013 A QUESTÃO FOCAL FOI A PRIMEIRA INFÂNCIA. ASSIM SENDO, A PARTIR DE ENTÃO O PAPO VAI SER OUTRO... TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - PODE? APROVEITEM! =)



quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Imersão no mundo letrado...

Certa vez uma ex-orientanda me falou algo que guardei e que tomo como bom parâmetro. Na realidade, não sei se ela é a autora da ideia, ou estava me reproduzindo a ideia de outrem, mas o que ela me disse foi: toda vez que ela vê na escola algo que só existe naquele lugar, ela desconfia de que não esteja correto...

A observação está ancorada no conceito de que a escola é um sistema social complexo e, como tal, não é descolado dos demais. Assim, a existência da escola pressupõe a existência de uma comunidade ao seu redor, da sociedade mais ampla na qual ela está inserida, e assim por diante até podermos pensar planetariamente. O exemplo que minha ex-aluna usou para ilustrar esse pensamento, na ocasião, foi o mesmo que me aproprio aqui: vocês já viram paredes com placa “PAREDE”; janelas com placa “JANELA”; cadeiras com placa “CADEIRA” etc. em algum outro lugar que não seja uma escola?!

Trago essa história para abrir nosso debate sobre o que é o mundo letrado sobre o qual estamos cansados de ouvir... Desde a literatura mais especializada, até as revistas que têm os pais como público alvo, todos apregoam que a criança deve estar, desde a mais tenra idade, imersa no mundo letrado. Mas que mundo letrado é esse, afinal?

Falamos de todo o material impresso que nos envolve cotidianamente, explicitando a função social da escrita: desde livros de literatura, revistas em quadrinhos, jornal e bula de remédio, até painéis de propaganda, embalagens de produtos, etiquetas de roupas, ou multas de carro... As palavras e letras, textos em prosa e verso, estão espalhados por todos os cantos e a todo momento nos provocam, informam, escandalizam, emocionam, aproximam, entristecem, ensinam... entre tantas outras possibilidades. Colocar a criança em estreito contato com o mundo letrado é ampliar e qualificar seu acesso a todas as variadas formas de escrita – sem para isso precisarmos “artificializar” outras...

O que estamos oferecendo nas escolas para ampliar e qualificar o universo letrado das crianças?

Precisamos incrementar nossas escolas, abri-las para o mundo letrado de maneira que ela se caracterize como “um tempo de aprendizados de socialização, de vivências culturais, de investimento na autonomia, de desafios, de prazer e de alegria, enfim, do desenvolvimento do ser humano em todas as suas dimensões” (MEC/SEB/DPE/COEF. Ensino Fundamental de 9 anos - orientações gerais, 2004, p.10).

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